terça-feira, 17 de abril de 2018

ATIVIDADES COM FUNÇÕES DA LINGUAGEM - 1° ANO ENSINO MÉDIO

1- Analise o poema em evidência, levando em consideração seus conhecimentos no que se refere às funções da linguagem.
Catar feijão  

Catar feijão se limita com escrever:
Jogam-se os grãos na água do alguidar
E as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo;
 pois catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
[...]
João Cabral de Melo Neto 

R- trata-se da função metalinguística, uma vez que o poeta se utiliza do código para explicar o próprio código.
2-Identifique a frase em que a função da linguagem predominante é a função referencial.
a) Siga o meu exemplo. Você se sentirá melhor!
b) Estou muito animada com o meu novo emprego.
c) Existem três acentos gráficos na língua portuguesa.  
x
d) Sim... Sei… Estou ouvindo, claro.
3- Indique quais as funções da linguagem presentes nas seguintes frases.
a) Alô? Alô?
b) 1995 foi um ano muito difícil para mim.
c) Que ódio! Que raiva!
d) Claro! Não é mesmo?
R : a) Função fática
b) Função emotiva ou expressiva
c) Função emotiva ou expressiva
d) Função fática

4- Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:
A) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... sem fim...
B) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.”
C) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
D) Conheça você também a obra desse grande mestre.  x
E) Semântica é o estudo da significação das palavras.


Leia: 

Canção amiga 

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
[...]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Novos poemas
Rio de Janeiro: José Olympio, 1948 (fragmento). )
5- A linguagem do fragmento anterior foi empregada pelo autor com o objetivo principal de:

a) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.
b) envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.
c) realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.
d) destacar o processo de construção de seu poema ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.
e) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro. 


5. Alternativa d. Função metalinguística da linguagem, pois o poema tematiza o fazer poético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário