quarta-feira, 25 de abril de 2018

ATIVIDADES COM FIGURAS DE CONSTRUÇÃO OU SINTAXE - 1° ANO MÉDIO

ATIVIDADES
1- Identifique os recursos estilísticos empregados no texto:
Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos”. (Machado de Assis)
a) anáfora – antítese – silepse
b) metáfora – antítese – elipse
c) anástrofe – antítese- zeugma
d) pleonasmo – antítese – silepse
e) anástrofe – comparação – parábola.

R- “a”. Os recursos estilísticos utilizados na frase são: silepse - concordância da forma verbal “temos” com a ideia subentendida de “nós”, quando, na verdade, o sujeito é “os modernos” (3ª pessoa); antítese - aproximação de duas ideias opostas, presentes nas palavras “antigos” e “modernos”; anáfora - repetição da palavra “nem” consecutivamente nas duas frases seguidas. 

2- Observe as expressões em destaque:
"Vi, claramente visto, o lumo vivo." (Luís de Camões)

"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal." (Fernando Pessoa)

"E rir meu riso." (Vinícius de Moraes)
3- A figura de sintaxe, subdivisão das figuras de linguagem, presente nas três frases é:
a) Elipse
b) Pleonasmo
c) Assíndeto
d) Polissíndeto
e) Anáfora.
R- “b”. O pleonasmo consiste na repetição de um termo ou ideia, com as mesmas palavras ou não, para torná-los mais expressivos.

4- Identifique as figuras abaixo utilizando os seguintes códigos:

1. Elipse
2. zeugma
3. pleonasmo
4. assíndeto
5. polissíndeto 
6. anáfora

a) (    ) "E zumbia, e voava, e voava, e zumbia." ( Machado de Assis)

b) (    )"Homens que metem a carga nos porões!

              Homens que enrolam cabos no convés!
              Homens que limpam os metais das escotilhas!
              Homens dos mastros!!" (Álvaro de Campos) 

c) (    ) "A multidão sacerdotal bradava, uivava, cantava, arrojava-se pelo chão." (Eça de Queirós)


d) (    ) "Ele sempre viveu uma vida simples." 

e) (    ) " Um trouxe cigarros, outro apenas seu pulmão."
f)  (    ) "  Sou a presa do homem que fui há vinte anos passados,
                  dos amores raros que tive." ( Murilo Mendes)

a 5,    b 6,      c 4,    d3,     e 2,    f 1

5- Transcreva do trecho do poema abaixo duas inversões e um pleonasmo. 

Soneto de fidelidade 

De tudo ao meu amor serei atento 
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto 
Que mesmo em face do maior encanto 
Dele se encante mais meu pensamento. 

Quero vivê-lo em cada vão momento 
E em seu louvor hei de espalhar meu canto 
E rir meu riso e derramar meu pranto 
Ao seu pesar ou seu contentamento 

VINICIUS DE MORAES. In: Livro de sonetos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. (Fragmento.) 


R- Inversões: De tudo ao meu amor serei atento antes - Serei atento ao meu amor antes de tudo. 
Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento - Que meu pensamento se encante dele mesmo em face do maior encanto.
E em seu louvor hei de espalhar meu canto / E rir meu riso e derramar meu pranto / Ao seu pesar ou seu contentamento - E hei de espalhar meu canto e rir meu riso e derramar meu pranto em seu louvor ao seu pesar ou contentamento.

Pleonasmo: rir meu riso.







Nenhum comentário:

Postar um comentário