sexta-feira, 2 de março de 2018

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - CONTO - 6° ANO


Os três porquinhos

   Era uma vez três porquinhos que viviam juntos, unidos pelo respeito mútuo, e em harmonia com o meio ambiente. Usando materiais nativas daquela região, cada um deles construiu uma linda casa. Um porquinho construiu uma casa de palha, outro uma casa de madeira, e o terceiro uma casa com tijolos feitos com fibras naturais e rampas para deficientes físicos na calçada. Quando terminaram os porquinhos ficaram satisfeitos com o seu trabalho e instalaram-se para viver em paz e autonomia.
   Mas esse idílio foi logo quebrado. Um dia lá se veio um lobo com ideias expansionistas. Viu os porquinhos e ficou faminto, tanto no sentido físico quanto no ideológico. Quando os porquinhos viram o lobo correram para a casa de palha. O lobo disfarçou-se de entregador de pizzas e tocou a campainha. Quando os porquinhos abriram a porta o lobo anunciou: "É a pizza!"
    Mas os porquinhos responderam: " Não comemos pizzas. Pizzas são gordurosas e têm muito amido, o que vai contra qualquer dieta saudável."
   "Mas é pizza diet!" retrucou o lobo. Revoltados com a propaganda enganosa, os porquinhos bateram a porta na cara do lobo, que, enfurecido, gritou: "Porquinhos, porquinhos, deixem-me entrar!"
    E os porquinhos responderam: "A sua tática de ataque não mete medo a porquinhos que defendem o seu lar e a sua cultura."
    Mas o lobo não desejava frustrar o que considerava ser seu destino manifesto. E assim ele soprou e bufou e pôs abaixo a casa de palha. Os porquinhos, aterrorizados, correram para a casa de madeira, com o lobo logo atrás deles. No lugar da casa de palha, outros lobos compraram a terra e iniciaram uma plantação de bananas, usando indiscriminadamente pesticidas e fertilizantes químicos.
   Na casa de madeira, o lobo esmurrou a porta e gritou: "Porquinhos, porquinhos deixem-me entrar!"
   E os porquinhos responderam: "Vá para o inferno, seu opressor carnívoro, seu imperialista!"
   Ouvindo isto o lobo sorriu e pensou: "Eles são tão infantis. É uma pena que tenham que morrer, mas não se pode deter o progresso".
   E assim o lobo pôs abaixo a casa de madeira. Os porquinhos correram para a casa de tijolos. No lugar da casa de madeira, outros lobos construíram um complexo turístico de trinta andares, desrespeitando a área protegida da região.
   Na casa de tijolos, o lobo novamente gritou: "PORQUINHOS, DEIXEM-ME ENTAR!"
    Desta vez, como resposta, os três cantaram canções de solidariedade e enviaram cartas de protesto às Nações Unidas.
    A essa altura, o lobo estava a ficar zangado com a recusa dos porquinhos em encarar o problema pelo ponto de vista de um carnívoro. Então, ele soprou e bufou, soprou e bufou, até que segurou o peito e caiu fulminado com um infarto causado por colesterol alto, vida sedentária e excesso de cigarros.
    Os três porquinhos rejubilaram, pois a justiça triunfara, e dançaram em volta do corpo do lobo. O próximo passo foi libertar o território ocupado. Reuniram porquinhos que tinham sido expulsos das suas terras e, juntos, exigiram a intervenção do exército que cercou o local e, sem o uso da força, invadir lares, ou desrespeitar os direitos dos lobos trabalhadores, acabou com o crime organizado. Os porquinhos estabeleceram uma socialdemocracia modelar com educação gratuita, seguro de saúde para todos e, é claro, financiamento da casa própria.

Nota: O lobo deste conto é apenas uma metáfora. Lobos de verdade não sofreram danos físicos no decorrer da história. James Finn Garner. Contos de fadas politicamente corretos.


ATIVIDADES

1- Atividade em dupla.
A- Como vocês observaram, o texto ” Os três porquinhos” faz parte de um livro intitulado Conto de fadas. Pensando nessa informação, respondam:

A- O que vocês entendem a respeito da expressão “politicamente corretos”?

B- Construam um quadro com atitudes politicamente corretas e atitudes politicamente incorretas mencionadas no texto e indiquem os personagens que as praticaram.

2-  Procurem saber o significado da palavra paródia e expliquem se o texto “Os três porquinhos pode ser uma paródia.

3- De acordo com o contexto da história explique o significado das seguintes palavras ou expressões sublinhadas.

a-“Mas esse idílio foi logo quebrado.”
b-...lá veio um lobo com ideias expansionistas.”
c-“...ficou faminto, tanto no sentido físico quanto no ideológico.”
d-“...não desejava frustrar o que considerava ser seu destino manifesto.”
e-“Vá para o inferno, seu opressor carnívoro, seu imperialista!”

4- Nessa história o lobo é vilão, herói ou vítima? Justifique sua resposta.

5- Os porquinhos usaram materiais nativos da região, para construir lindas casas. Que materiais eram esses?

6- O lobo disse que estava entregando pizza diet. Por que os porquinhos ficaram revoltados com a propaganda?

7- Se você tiver outras versões dessa história traga para a sala de aula. Observe as semelhanças e diferenças de um texto para outro. Depois dê a sua opinião escrevendo uma nova versão para “ Os três porquinhos”.

 Gabarito

3- a) Relação harmoniosa

b) Ideias que pregam o direito de povos fortes dominarem outros povos e dominarem seus territórios.

c) Tanto no sentido da fome de alimentos para o corpo quanto no sentido da imposição de ideias.

d) Destino conhecido por todos, predestinado, ou seja de destruir as casas dos porquinhos.
e) Matador, perseguidor/dominador, ditador.

4- Pessoal

5- Palha, madeira e as fibras com que foram feitos os tijolos.

6- Ficaram revoltados porque pizza é um alimento rico em calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário