quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - 9° ANO

Texto para questão 1
Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio.

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).
O texto foi publicado em uma revista de grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto
a) faz uma síntese do que foi abordado na reportagem.
b) discute problemas conjugais que conduzem à separação.
c) aborda a importância dos advogados em processos de separação.
d) oferece dicas para orientar as pessoas em processos de separação.
e) rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lançando novas ideias.

Alternativa “e”. O autor do texto tem como objetivo questionar o enfoque dado pela revista ao tema, que, a seu ver, é pouco funcional para o leitor médio, e também lançar novas ideias sobre uma reportagem que vise a esse tipo de leitor.

Texto para as questões 2-3-4-5

Milhões de pessoas conhecem Leonardo da Vinci como o artista italiano que pintou a Mona Lisa, o quadro mais famoso do mundo.
Milhões de outras pessoas o vêem como um gênio, muitos anos-luz à frente do seu tempo em matéria de ciência, matemática e engenharia. Leo imaginou helicópteros, tanques de guerra e submarinos (sem falar num banheiro incrivelmente organizado que desenhou) alguns séculos antes de esses inventos se tornarem realidade.
Para muita gente, ele foi também um sábio, que não só buscou desvendar os segredos da anatomia, desenhando os mais misteriosos e complicados detalhes do corpo humano, como também se questionou sobre a alma, o lugar do homem e sua finalidade em nosso imenso e complexo Universo.


Há também aqueles que se lembram dele como músico. Leonardo construía os próprios instrumentos e escrevia as composições que ele mesmo executava para um público admirado.E, acredite ou não, ainda há outros que se recordam de Leo como arquiteto, cartógrafo e urbanista! Sabia que ele fez projetos sensacionais de supercidades, edifícios e aquedutos?
O mais incrível mesmo é que toda essa gente tem razão! Leonardo foi isso e muito mais! Se no século XV houvesse psicólogos especializados em orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional. Ele se interessava por absolutamente tudo o que há debaixo do Sol – para não falar no que se encontra além dele. Em seus 67 anos de vida, Leonardo empregou seu supercérebro em um número de projetos muito maior do que a maioria das pessoas normais seria capaz, mesmo que vivessem uma centena de vidas.
COX, Michael. Introdução.In: . Leonardo da Vinci e seu supercérebro. São Paulo :Companhia das Letras, 2004, p.5-7.)
2. A questão tratada no texto é
(A)  a importância da pintura de Da Vinci.

(B)  o desconhecimento da obra de Da Vinci.

(C)  o interesse de Da Vinci por vários assuntos.

(D)  a admiração das pessoas por Da Vinci. x

3..A leitura dessa narrativa permite entender que Leonardo da Vinci era um supercérebro por
(A)  atuar nas mais variadas áreas profissionais. x

(B)  pintar o quadro mais famoso do mundo.

(C)  construir seus próprios instrumentos musicais.

(D)  desenvolver projetos de edifícios e aquedutos.

4.O narrador demonstra muita intimidade com o personagem descrito quando, no texto, o trata por
(A   Leonardo da Vinci.

(B)  Leo. x

(C)  Da Vinci.

(D)  Vinci.

5.Os balões nos desenhos sugerem que Leonardo da Vinci está
(A)  falando.

(B)  cochichando.

(C)  sussurrando.

(D)  pensando. x

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