quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - 8° ANO

Mafalda, criação do cartunista argentino Quino, é conhecida por suas opiniões ácidas e críticas sobre os mais variados assuntos
1- Assinale a alternativa que melhor expresse o efeito de humor contido na tirinha:
a) O discurso feminista de Susanita é responsável pelo efeito de humor, já que o tema é tratado de forma irônica, denotando certo machismo por parte do autor da tirinha.
b) Mafalda opõe-se ao discurso da amiga Susanita e, por meio de suas feições em todos os quadrinhos, percebe-se nitidamente seu descontentamento.
c) A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho.
d) Susanita apresenta um discurso de acordo com as teorias feministas que pregam a libertação das práticas tradicionalmente atribuídas à mulher. Contudo, no último quadrinho, a personagem defende o uso de uma tecnologia que apenas reforça os padrões tradicionais.  X
Leia atentamente a notícia a seguir:

NOVA DROGA
Anvisa aprova medicamento contra o câncer de pulmão e de pele
           Para a circulação do remédio, ainda falta a definição do valor do remédio, processo que dura aproximadamente três meses.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4), a droga Opdivo, da farmacêutica Brisol, o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).
Os imunoterápicos são medicamentos que agem ativando o sistema imunológico para combater a doença. Estudos demonstram que esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida e tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.
A provação do Opdivo é importante porque, entre os cânceres, o de pulmão é o que mais mata no mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgirão 28.220 casos da doença no Brasil em 2016.
Para a circulação do medicamento falta apenas definir o preço, que é determinado pela Anvisa e deve demorar cerca de três meses.
Nos EUA, cada aplicação custa cerca de US$ 15 mil (R$ 55 mil). No Brasil, esse custo costuma decair em aproximadamente 40%. 
Disponível em: <http://www.otempo.com.br>.
Com adaptações feitas pela autora desta atividade.

2 – O objetivo do texto é:
a) persuadir
b) alertar
c) informar    X
d) divulgar

3 – Identifique a finalidade do emprego dos dois-pontos no trecho acima:
“... o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).”
Os dois-pontos foram empregados para introduzir a especificação dos tipos de câncer.

4 – Assinale a alternativa em que o termo sublinhado por ser substituído pelo termo entre colchetes, sem interferência de sentido:
a) “... que é determinado pela Anvisa ...”.  [sugerido]
b) “... esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida ...”. [substancialmente]   X
c) “... tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.” [em consonância]
d)  “Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca)...”. [dados]



Nenhum comentário:

Postar um comentário