terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - NUMERAL - 6°ANO

Você já tomou um “vampiro enganado”? Essa é uma receita que o Menino Maluquinho inventou.


Veja:

Vampiro enganado



Ingredientes
1 copo de suco de uva
1 cenoura raspada e cortada em pedaços
1 tomate maduro
1 laranja descascada e cortada em pedaços, sem semente.

Modo de fazer
1 - Coloque no liquidificador a laranja e a cenoura e triture bem.
2 - Acrescente o tomate e o suco de uva.
3 - Junte dois ou três cubos de gelo e uma colher de sopa de açúcar.
4 - Desligue o aparelho e passe a bebida por um coador para retirar as fibras que tenham ficado. Sirva em copos altos.
(Ziraldo. O livro de receitas do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2002. p. 18.)

1. A receita é organizada em duas partes: a dos ingredientes e a do modo de fazer.

a) Que tipo de informação encontramos na primeira parte? A informação sobre os produtos necessários para fazer o “vampiro enganado”.
b) E na segunda? A informação sobre o que fazer com esses produtos, ou seja, como fazer o “vampiro enganado”.

2. Na primeira parte da receita, encontramos vários algarismos. Na sua opinião, por que foram empregados algarismos em vez de numerais? É mais fácil visualizar os algarismos; eles evitam enganos e organizam melhor as informações.
3. Num dos itens do Modo de fazer, encontramos alguns numerais.
a) Identifique-os. dois, três, uma
b) Por que você acha que o gelo e o açúcar não foram mencionados na parte Ingredientes? Resposta pessoal. Talvez porque sejam ingredientes que a maior parte das casas tem no dia a dia.
4. Compare a palavra uma de “uma colher de sopa de açúcar” à palavra um de “um coador”.
a) Qual dessas palavras é numeral? Como você sabe isso?
b) Qual dessas palavras é artigo indefinido? Por quê? Um de “um coador”, pois a palavra não expressa aqui a noção de quantidade; trata-se de um coador qualquer.
5. As receitas em geral são textos que apresentam muitos algarismos ou numerais. Por que você acha que isso acontece? Porque o sucesso da receita depende de quantidades exatas.

. Leia esta piadinha e responda ao que se pede:

 O professor:
— Me dê exemplos de alguns quadrúpedes, Joãozinho.
O aluno:
— Um burro, um cachorro, duas galinhas...
6.Você acha que Joãozinho, em sua resposta, empregou duas vezes o artigo ou o numeral um? Por quê? O numeral. Isso fica claro por causa da oposição a “duas galinhas”.
  

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - NUMERAL - 6° ANO

Numeral
Leia este poema, de Fernando Paixão, e responda às questões 1 e 2.
O ônibus
Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.

Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.

Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carrega no nome
tanta raiva do mundo.

O quarto desceu
em frente à estátua.
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.

Desceu o último
tranquilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.

Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim – ufa! –
podia ir ao banheiro.
(Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática, 1996.)

1. O poema está organizado em partes, isto é, em estrofes.
a) Qual é o número de estrofes do poema? Seis estrofes
b) Quantas pessoas havia ao todo no ônibus? Seis pessoas
c) Conclua: qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus? Cada uma das estrofes faz referência a uma pessoa.
2. O poema, desde o início, apresenta diversos numerais.
a) Quais os dois tipos de numerais que foram empregados? Ordinais e cardinais.
b) Desses tipos, qual foi o mais utilizado? O ordinal.
c) O ônibus faz uma viagem, e os passageiros descem em pontos diferentes. Ao empregar predominantemente esse tipo de numeral, o que o autor pretende indicar, quanto à descida de cada passageiro? A ordem ou a sequência da descida dos passageiros.
Editora saraiva


ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - NUMERAL- 6° Ano

Exercícios.
1. Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito:
a.numeral cardinal           
b. numeral ordinal        
c. numeral multiplicativo 
d. numeral fracionário     
e. numeral coletivo
1. (   ) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
2. (   ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
3. (   ) Ainda resta metade da torta.
4. (   ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5. (   ) Recebi um doze avos do meu salário.
6. (   ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
7. (   ) Vendi duas dúzias de ovos.
2. Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais.
a. Só consegui terminar _________________ (1/4) do bordado.
b. Maria trabalhou o _____________ (duas vezes mais) do que trabalhou sua irmã.
c. Apliquei _________________ (3/12) do meu salário na poupança.
d. Comprei o mesmo tecido por ______________ (1/3) do preço que você pagou.
e. Pedi a ele que trouxesse o _________________(1o.) jornal que encontrasse.
f. O padre João convocou os fiéis para rezar a ______________(9).
g. Ganhei duas ________________(12) de rosas.
_________________________________________________________________________________
Gabarito.
Questão 1: 1. A      2. B     3. D       4. C      5. D       6. D        7. E
Questão 2:  a) um quarto
b) dobro
c) três doze avos
d) um terço
e) primeiro
f) novena
g) dúzias
portugues.camerapro

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - CLASSIFICAÇÃO E EMPREGO DOS NUMERAIS - 6° ANO

Classificação e emprego dos numerais
O numeral é a palavra que indica a quantidade de elementos ou sua ordem de sucessão.
Dependendo do que o numeral indica, ele pode ser:
Cardinal: É o numeral que indica a quantidade de seres.
Ordinal: É o numeral que indica a ordem de sucessão, a posição ocupada por um ser numa determinada série.
Multiplicativo: É o numeral que indica a multiplicação de seres.
Fracionário: É o numeral que indica divisão, fração.

Exercícios sobre numerais
1- Assinale a alternativa em que meio funciona como advérbio.
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar!
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.
2- Assinale o que estiver correto.
a) Seiscentismo se refere ao século XVI.
b) O algarismo romano da frase anterior se lê “décimo sexto”.
c) Duodécuplo significa duas vezes; dodecuplo, doze vezes.
d) Ambos os dois e forma estão corretas.
e) Quadragésimo, quarentena, quadragésima, quaresma só aparentemente se referem a quarenta.

3- Assinale a alternativa incorreta.
a) 874° – octingentésimo septuagésimo quarto
b) 398° – trecentésimo nonagésimo oitavo
c) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto
d) n.d.a.

4- Ele obteve o … (123°) lugar.
a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro

5- Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”
e)  n.d.a.

6- Associe o sentido ao respectivo numeral coletivo. (1)período de seis anos
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas
(   ) dístico
(   ) decúria
(   ) sexênio
(   ) centúria
(   ) lustro

7-Triplo e tríplice são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b) ambos ordinais.
c) ambos cardinais.
d) ambos multiplicativos.
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo

8-Sabendo-se que os numerais podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários, podemos dar os seguintes exemplos:
a) uma (cardinal), primeiro (ordinal), leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário).
b) um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo (multiplicativo) e meio (fracionário).
c) um (ordinal), primeiro (cardinal), leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário).
d) um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo (multiplicativo) e centésimo (fracionário),
e) um (cardinal), primeiro (ordinal), duplo (multiplicativo), não existindo numeral denominado fracionário.

9- Assinale a alternativa correta.
a) 0s substantivos são, tabelião, pão, alemão e cidadão fazem o plural mudando -ão em -ães.
b) A torre e altíssima. A palavra destacada é adjetivo e está no grau superlativo absoluto analítico.
c) Vendi todos os livros a uns alunos. As palavras destacadas são pronomes definidos.
d) O dobro do meu dinheiro é igual à metade do teu. As palavras destacadas são numerais multiplicadores.
e) Levaram-me o caderno. A palavra desta cada é pronome pessoal oblíquo.
maiseducativo

Respostas dos exercícios
1- b, 2- d, 3- d, 4- a,5- a, 6- 3, 5, 1, 4, 2 7- d, 8- b