sexta-feira, 22 de julho de 2016

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - CANÇÃO - 6° ANO

Caçador de Mim
                         Milton Nascimento
Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim

Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim

Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura

Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim

ATIVIDADES
1- Que palavras vem ao seu pensamento a partir da palavra “caçador”? Você pode citar qualquer palavra que esse termo faça você lembrar. Pessoal.

2- Leia os versos a seguir e responda as questões abaixo:
Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu caçador de mim

A- Para falar sobre si, quem fala na canção usou palavras com sentidos opostos. Quais São essas palavras? Doce ou atroz, manso ou feroz.

B- O que a canção transmite com o uso dessas palavras?
A voz que fala na canção, fala sobre si e quer dizer que é possível ter sentimentos, emoções e atitudes diferentes e até mesmo contraditórios, e que se pode reagir a eles de diversas maneiras.

3- Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu caçador de mim

Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu caçador de mim

A- O trecho do texto  diz respeito ao tempo passado ou futuro? Ao tempo futuro.

B- Há alguma palavra do trecho que comprove sua resposta? Qual/? Sim, “vou”.

C- No trecho, as expressões em destaque indicam algo que já ocorreu ou algo que ainda vai ocorrer? Indicam algo que ainda vai ocorrer.

D- Como você concluiu isso? Quem fala se expressa com palavras que indicam ações no futuro.


4- Procure no caça - palavras a seguir, palavras em que o som do c é igual ao das palavras abaixo: Emoção, doce, caçador.
B
C
A
I
W
U
E
A
C
E
I
T
A
R
P
C
A
R
A
F
 I
Q
P
O
L
M
 I
Ç
M
P
A
Ç
Ú
C
A
R
R
N
M
A
Ç
Ã
O
V
A
C
Õ
R
E
C
K
O
T
E
Ç
O
R
U
B
C
 I
E
V
 I
E
B
P
A
Ç
A
 I
Ç
G
 I
 I
M
S
C
T
N
M
C
M
O
N
 P
M
U
K
Ê
A
C
O
A
O
D
A
D
O
T
O
V
E
R
N
L
V
E
R
M
A
S
C
A
C
 I
M
B
A
C
C
T
C
A
N
Ç
Ã
O
Ç
M
O
Ç
M
T
 I
U
O
E
N
C
O
M
E
N
D
A
O
T
E
A
 A
 D
M
H
W
H
Y
Z
P
B
D
S
A
U
L

2 comentários:

  1. Minha vida essa letra.... Até hj a procura tentando me encontrar e descobrir por que vim.

    ResponderExcluir