Anúncio

sexta-feira, 26 de junho de 2015

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO - RECEITA CULINÁRIA - RECONHECER TEXTO COM O MESMO TEMA QUANTO AO TRATAMENTO DESSE TEMA - 6° ANO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO – RECEITA CULINÁRIA – 6° ANO

PRODUÇÃO ESCRITA

- Pense em uma receita que você gostaria de compartilhar com outra pessoa.

- Escolha o prato cuja receita você vai escrever a partir desse momento.

-  Na receita você deve:

- Ensinar ao leitor como preparar corretamente uma determinada comida. Os alunos podem combinar quem serão os leitores dos textos.

- sugestão: Os leitores podem ser pessoas que entendam de culinária, por exemplo, as merendeiras da escola. Assim quando as produções estiverem prontas, a turma organiza um livrinho ou caderno com todas as receitas e envia o material para os leitores, que poderão comentar as facilidades e as dificuldades constatadas para compreender as receitas.

- O trabalho tem início na sala de aula com uma troca de ideias entre colegas e professor(a) e poderá ser terminado em casa com ajuda de outros    colaboradores.

EXECUÇÃO DA PRODUÇÃO

- Consulte sua memória, converse com pessoas, leia materiais que contenham receitas, como livros, cadernos, revistas, jornais, rótulos de embalagens...

- Organize os dados para escrever a receita. Não vale copiar o material consultado.

- Redija o rascunho observando a organização e a linguagem.

- Troque sua primeira versão com um(a) colega da sala e peça-lhe que faça sugestões para uma possível melhoria.

- Passe a receita a limpo com boa apresentação.

 CIRCULAÇÃO DO TEXTO

- Cada aluno poderá levar o livrinho ou caderno de receitas para mostrar também a outra pessoas de seu convívio. Por fim a turma decide onde ficará o material produzido.


ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO - PARÓDIA - RECONHECER A ORGANIZAÇÃO TEMÁTICA , ORDEM DAS INFORMAÇÕES, TÓPICO E SUBTÓPICOS - 6° ANO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO -  PARÓDIA DE CONTO DE FADAS – 6° ANO

PRODUÇÃO ESCRITA

- A proposta é pôr a imaginação para funcionar e criar uma versão diferente e divertida para uma história antiga que permanece tão presente.

- Escolha um conto de fadas de sua preferência e recrie-o por escrito fazendo mudanças de modo que se torne uma paródia. Além de modificações nas situações, nos personagens, na linguagem, na maneira de contar etc., você pode construir o texto em forma de poema, história em quadrinhos, notícia...

- Procure escrever uma história engraçada, tendo por objetivo instigar o leitor. Um colega da classe lerá o texto criado por você e o professor(a) escolherá a turma – leitora, encaminhará as produções para leitura e as desenvolverá para os autores, com possíveis comentários escritos dos leitores.

- Trace os primeiros rumos de seu texto em sala de aula, pedindo e dando sugestões para os colegas e conversando com o professor(a).

Execução do texto
- Escolha um conto de fadas que você conheça bem e que lhe chame a atenção.

-  Pense em mudanças divertidas que poderiam ser introduzidas nessa história e anote-as.

-  Selecione e organize as melhores ideias.

-  Redija o rascunho cuidando para não deixar trechos confusos.

- Elabore as partes que necessitam de aperfeiçoamento e em seguida passe sua produção a limpo deixando-a bem apresentável.

Avaliação

-  Os critérios de avaliação da paródia pode ser combinado com a turma.

- Recriação

- Coerência

- Coesão

- Linguagem

Sugestão: leitura do texto -  Chapeuzinho vermelho de raiva (Mário Prata)



quinta-feira, 25 de junho de 2015

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO - CARTA DO LEITOR -RECONHECER A ORGANIZAÇÃO TEMÁTICA,APRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE UM TEXTO- 8° ANO

PRODUÇÃO DE TEXTO –CARTA DO LEITOR – 8° ANO

 PRODUÇÃO ESCRITA

INSTRUÇÕES:

Produção, recepção e circulação

- O primeiro passo da produção é a escolha do tem da carta que você vai escrever. Sobre os tipos de assunto e motivações, de que é possível tratar.

- Contar experiências pessoais para obter matéria jornalística, expor um fato que seja importante na realidade em que você vive, na comunidade escolar ou no bairro onde você mora, por exemplo, ou ainda criticar algum acontecimento que lhe tenha chamado a atenção nos noticiários da imprensa, de TV ou rádio, etc. Essa escolha deve estar relacionada com o meio de comunicação para o qual a carta será enviada.

- A intenção da produção da carta é a de que ela seja publicada, e para isso o assunto e as características do texto precisam cativar o interesse do leitor preferencial, que é o editor do veículo para será encaminha.

Alguns cuidados:

- Verificar todos os dados necessários do jornal ou da revista conforme o meio escolhido para o endereçamento (correio, fax, e-mail...)

- Indicar a seção a que se dirige a carta.

- Acompanhar as edições seguintes do veículo para checar se a carta foi publicada e de que forma.

- A classe combina com o professor(a) um momento para comentar as experiências e os resultados obtidos com essa produção de texto.

- As anotações iniciais da carta serão feitas em sala de aula após a realização da conversa coletiva na qual os alunos apresentarão suas ideias e sugestões. Também deve-se estipular um tempo para que cada aluno possa aprimorar seu texto.

EXECUÇÃO
- Uma forma de fazer escolhas do assunto é ler jornais e revistas que abordem temas de seu interesse.

- É importante buscar informações em fontes diversas (livros, revistas, internet.) e conversar com pessoas entendidas no assunto, tendo em vista a elaboração eficiente do texto.

- Levante todas as informações, ideias argumento que sejam importantes para estruturar o assunto tratado e organize-se numa sequência lógica, de forma a montar uma espécie de plano do texto.

- O mais importante é a qualidade e não a quantidade de ideias.

- Elaborar o rascunho da carta, preocupando-se com os elementos de estilo e linguagem textual.

- Leia o rascunho tentando fazer o papel do leitor a quem a carta se destinará.

- Passe a carta a limpo e complete com dados iniciais (local, data destinatário e saudação) e sua identificação (nome, endereço, número do RG, telefone, e-mail) Conforme os meios (correio, fax, e-mail).

- Combinar como será feita a remessa das cartas produzidas pela classe.

AVALIAÇÃO

- Adequação ao gênero textual e entre o tipo de comunicação e o órgão de imprensa escolhido.

- coerência, coesão.

- linguagem

CIRCULAÇÃO

Antes de enviar as cartas para os devidos meios de comunicação os textos podem circular na sala de aula ou a turma combina uma sessão de leitura das cartas.



ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ORAL - TEXTO DESCRITIVO - RECONHECER E USAR ESTRATÉGIAS DE REPRESENTAÇÃO EM UM TEXTO - 8° ANO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ORAL – DESCRIÇÃO DE PESSOA – 8° ANO

PRODUÇÃO ORAL

Orientações:

- Cada aluno (a) da turma providencia uma tira de papel e escreve seu nome. Em seguida, as tiras são dobradas e misturadas.

- Cada participante sorteia uma tira e guarda segredo do nome do (a). Se alguém sortear o próprio nome, não deve trocar de papel, mantém o sorteio e o sigilo
.
 - Combina-se um tempo para cada aluno (a) faça um breve planejamento, mental ou por meio de pequenas anotações, selecionando e organizando particularidades físicas e psicológicas do (a) colega sorteado (a) para descrever oralmente a classe.

- Estando todos preparados, cada aluno(a) vaia frente da sala e em poucas palavras descreve oralmente o (a) colega sorteado (a), mas sem dizer o nome dele (a). E a turma então tenta adivinhar quem foi descrito. Caso haja necessidade, o aluno – descritor acrescenta mais detalhes que permitam a identificação.

 - Cada aluno tem liberdade para dar um toque pessoal, criativo, tanto na elaboração quanto na maneira de apresentá-lo.

 - A avaliação fica a critério do professor (a).

segunda-feira, 22 de junho de 2015

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - COM SÍLABA TÔNICA - 6° ANO

1 -ATIVIDADES COM SÍLABA TÔNICA – 6° ANO

1 - Escreva a sílaba tônica e informe sua posição: última, penúltima e antepenúltima sílaba.
Você
numeral
lágrima
invés
Menino
feliz
fenômeno
esplêndido
Súplices
porta
passo
filho

2 - Em cada coluna do quadro abaixo, há apenas uma palavra que não é
oxítona. Escreva-a.
A
B
C
D
Atroz
porém
papel
juriti
Talvez
alguém
amável
júri
Também
item
pastel
chuchu
Nuvem
ninguém
coquetel
urubu

3 - Em cada coluna do quadro abaixo, há apenas uma palavra que não é paroxítona. Marque-a.
A
B
C
D
Cabeça
firmeza
palma
jabuti
Pajé
nota
pensativo
caneta
Pajem
costura
lastimável
açúcar
Imagem
pássaro
número
lápis

4 -  Em cada coluna do quadro abaixo, há apenas uma palavra que não é proparoxítona. Escreva-a.
A
B
C
D
Molécula
jacaré
dádiva
sólida
Papável
válvula
patriótico
médico
Cândido
dúvida
célula
falível
Elétrico
túnica
rubrica
cândida

5 -Agrupe as palavras abaixo de acordo com a localização da sílaba tônica:
Amazônica                 desânimo             olímpico
Cansado                     calção                  problemas
Destino                       centavos              ninguém
Verão                          cobrador              ginástica
Você                           capaz                   problemática
Barba                          físicas                  cretino

sexta-feira, 12 de junho de 2015

ATIVIDADE DE REDAÇÃO - TEXTO JORNALÍSTICO -RECONHECER E USAR MARCAS LINGUÍSTIICAS , MECANISMOS DE COESÃO NO TEXTO - 9° ANO

ATIVIDADE DE REDAÇÃO – TEXTO JORNALÍSTICO - 9° ANO

PRODUÇÃO ESCRITA: RESUMO DE TEXTO JORNALÍSTICO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

  Para se conseguir um resumo bem elaborado de um texto jornalístico de informação científica, há algumas recomendações:

1-Buscar e organizar os textos para leitura e fazer a escolha daquele que será trabalhado. 

2- Na primeira leitura do texto escolhido identificar o assunto central. Não deixar de pesquisar no dicionário palavras e expressões desconhecidas e relevantes para a compreensão do texto, escolhendo qual o significado mais adequado.

3- Reler o texto e anotar as ideias principais de cada parágrafo.

4- Redigir o resumo, organizando adequadamente as ideias anotadas.

5- Não fazer críticas pessoais e usar, de preferência, pronomes e verbos na terceira pessoa.

6- Empregar palavras e estilos próprios, sem copiar trechos do texto.

7-  O resumo pode ser escrito em um único parágrafo. Mas, a extensão dependerá do tamanho solicitado e do estilo do autor do resumo.

8- Reler o resumo e analisar se as frases formam um texto coerente ou apenas um amontoado de frases.

8- Os textos poderão circular na classe em forma de troca entre os alunos, leitura, discussão ou um painel com todos os textos.

AVALIAÇÃO
 A avaliação poderá ser decidida juntamente com os alunos.



ATIVIDADE DE REDAÇÃO - CONTO - RECONHECER MECANISMOS DE COERÊNCIA, COESÃO EM UM TEXTO OU SEQUÊNCIA NARRATIVA - 9° ANO

ATIVIDADE DE REDAÇÃO – CONTO – 9° ANO

PRODUÇÃO ESCRITA – CONTO
 Nesta atividade de elaboração textual, o aluno vai compor uma parceria na sala com um (a)colega para juntos, escreverem um conto.

ATENÇÃO: ATIVIDADE DE PESQUISA ANTES DO TRABALHO.
 A fase inicial do trabalho ocorrerá em sala de aula com as duplas formadas colaborando entre si na busca de ideias significativas para as histórias. A professora estipulará um período para as produções serem terminadas.

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO
 O processo de criação pode variar dependendo das ideias e estratégias usadas para a construção do texto.
Exemplos: A partir de uma ideia qualquer – originária de uma figura real ou imaginária, de um acidente, de um fato histórico, de uma notícia de jornal, etc.
 Então se inicia o texto sobre a ideia escolhida fazendo anotações, trechos que podem ser o começo da história, ou o meio ou o fim. O importante é ter um certo volume de anotações para então construir o texto.

RECOMENDAÇÕES DO TRABALHO QUE PODERÃO SER ÚTEIS PARA A DUPLA.
1- Os autores, podem obter inspiração, lendo bons contos que compõem alguns livros. Os em melhores contos brasileiros do século. (Ítalo Moriconi). Contos jovens. Vários autores. Brasiliense ou outros.
2- Planejem os elementos constituinte da história: principais características e ações dos personagens, referências ao lugar, escolha do tipo de narrador (1ª ou 3ª pessoa).
3- Desenvolvam e organizem as anotações para chegar ao rascunho. Uso da linguagem, formal e informal, discurso direto e indireto, tempos verbais e extensão da narrativa. Acrescente ao texto um título expressivo.
4- Realizar uma leitura crítica do rascunho para verificar a necessidade de aperfeiçoamento.

AVALIAÇÃO DO CONTO
-A professora e a classe podem combinar juntos a forma e os critérios de avaliação textual.
Exemplos:
- Adequação gênero textual ao assunto (conto sobre amizade entre animais).
- Imaginação e criatividade (escolha de personagens, situações, título ...).
- Coerência (organização, unidade de sentido).
- Coesão (ligação entre palavras, frases e parágrafos).
- Linguagem (clareza, vocabulário, concisão, estilo, desempenho gramatical).

quarta-feira, 10 de junho de 2015

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO- CANÇÃO - RECONHECER GÊNERO TEXTUAL, SENTIDO DE PALAVRA OU EXPRESSÃO - 6° ANO

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO – CANÇÃO  6° ANO

TOADA

Vem, morena ouvir comigo esta cantiga
Sair por essa vida aventureira
Tanta toada eu trago na viola
Pra ver você mais feliz

Escuta o trem de ferro alegre a cantar
Na reta chegada pra descansar
No coração sereno da toada
Bem querer

Tanta saudade eu já senti, morena
Mas foi coisa bonita
Da vida vou me arrepender.
                 Zé Renato, Juca Filho, Cláudio Nucci. Universal Music Indie Records,1997.

ATIVIDADES

Analisando o texto.

1-Um convite é feito a alguém na letra dessa canção. Qual é esse convite?

2- Quais versos dessa canção mostra que o eu-poético acredita que a música pode trazer bem- estar?

3- Existem rimas na letra da canção? Em que versos?

4- Qual é o sentido da música na vida do eu-poético?

5-  Marque apenas os itens em que os versos possuem sentido completo, ou seja aqueles que não dependem de outros versos para apresentar sentido.

A) ”Vem, morena ouvir comigo esta canção”.
B) ”Escuta o trem de ferro alegre a cantar”.
C) ”No coração sereno da toada”.
D) ”Bem querer”.
E) ”Da vida nunca vou me arrepender”.


GABARITO

1-O EU-POÉTICO CONVIDA A MORENA A OUVIR O QUE ELE CANTA E A SAIR PELA VIDA AVENTUREIRA.

2- “TANTA TOADA EU TRAGO NA VIOLA, PRA VER VOCÊ MAIS FELIZ”.

3- SIM. HÁ RIMAS NOS VERSOS 4 E 5 (CANTAR E DESCANSAR) E NOS VERSOS 8 E 9 (QUERER E ARREPENDER).

4- A MÚSICA É FUNDAMENTAL PARA ELE LEVAR A VIDA. NA CANÇÃO O EU-POÉTICO NÃO OFERECE BENS A MORENA.ELE OFERECE APENAS A SUA CANÇÃO E O SEU JEITO DE VIVER.

5-  A, B e E


ATIVIDADE DE REDAÇÃO - QUADRINHOS - RECONHECER E USAR MECANISMOS DE LINGUAGEM,RECURSOA LEXICAIS E SEMÂNTICOS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO - 6° ANO

PROPOSTA DE REDAÇÃO – QUADRINHOS – 6° ANO

1ª ETAPA

Pesquisar em revistas, na internet e até mesmo com amigos e parentes histórias em quadrinhos que contem anedotas.
Copiar a anedota no caderno e depois produzir a sua HQ.

Atenção:

* Não deixe de identificar e caracterizar as personagens. Dê nomes que tenham relação com o tema.

* Decida se haverá ou não uma personagem protagonista (personagem principal).

* Utilize os recursos visuais e expressivos comuns a esse gênero textual. Onomatopeias, interjeições, caracterização do ambiente, diálogos e balões diversos, conforme a intenção e situação de comunicação.

* Construa a história em cenas ou quadros definindo seu formato e tamanho.
* Planeje como serão as tiras, decida quantos quadros terão, organização e comprimento das tiras.

* Escolha se irá produzir a tira em branco e preto ou em cores.

* Planeje o que haverá em cada quadrinho

* Coloque o título de acordo com o conteúdo da história.

Que tal espalhar as anedotas pela escola, criando uma exposição de histórias em quadrinhos?


ATIVIDADE DE GRAMÁTICA- JOGO TRABALHAR SÍLABA TÔNICA - 6° ANO

ATIVIDADE PARA TRABALHAR SÍLABA TÔNICA –  JOGO - 6° ano

APRENDER BRINCANDO 

PRIMEIRA ETAPA

 Neste jogo serão campeões todos aqueles que cumprirem corretamente todas as etapas da tarefa e no tempo estipulado pela professora.

Trabalhar em dupla.

Os alunos deverão encontrar palavras acentuadas em livros, jornais e revistas, distribuídas pela professora. No mínimo 10 palavras.

2- Transcrever essa palavras em três colunas, de acordo com a sílaba tônica (última, penúltima, ou antepenúltima sílaba mais forte.

3- Descobrir porque essas palavras são acentuadas.

4- Montar uma cruzadinha com essas palavras, utilizando no mínimo cinco termos. Depois trocar com a dupla mais próxima.

5- Fazer a cruzadinha recebida com o colega e depois devolvê-la para ser corrigida pela dupla que a criou.

SEGUNDA ETAPA

Os alunos deverão construir em conjunto com os colegas, um cartaz escrevendo nele as palavras que acharam mais interessantes no exercício e a regra de acentuação. Prendê-lo no local indicado pela professora, de forma que ele possa ser consultado pelo tempo de estudo da matéria.