terça-feira, 3 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO -(EF69LP47 B) Identificar o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero - 6° ANO

Curupira 

  Rio sinuoso, floresta adentro. Canoa com pescadores, caçadores, viajantes.  Em meio ao quase silêncio do remo, canto de pássaros e murmúrio do vento, outro som chega: Longínquas pancadas em troncos. É o Curupira, vendo se as árvores resistem a tempestade que se aproxima. O duende protege a mata e seus habitantes. Ai de quem matar animais, principalmente fêmeas e filhotes. Também castiga quem derruba árvores ou maltrata plantas.
  Quem já viu, descreve: baixo, peludo, olhos de sangue, unhas azuis e pés virados para trás, calcanhar na frente. Deixa pegadas ao contrário, confundindo caçadores. Anda sempre acompanhado de porcos-do-mato.
  Três castigos a quem desafia Curupira:
  Curupira vira caça. O caçador, atraído para a floresta, se perde; morre de fome e cansaço.
  Curupira facilita o abate. O caçador se aproxima, contente, e encontra o filho abatido, a mulher ou companheiro.
   Curupira acorda o caçador com estridente assobio ou infernal gritaria de cães sendo surrados.
   O Curupira não persegue quem caça por necessidade, [...]
Texto adaptado do Almanaque Brasil de Cultura Popular.



Entendendo o texto

1- Qual a função do Curupira para as matas?

O Curupira tem a função de proteger as matas e punir os agressores do meio ambiente.

2- Quais são as formas que o Curupira utiliza para punir os agressores da mata?.

Copiar o 4°,5°,6° parágrafos do texto.

3- você conhece outras lendas que têm como tema a proteção do meio ambiente? Faça um pequeno texto e conte-o para os demais alunos.

4- Qual será a importância das lendas para a tradição de um povo?

Os contos e as lendas fazem parte da bagagem cultural dos mais diversos povos, não somente do povo brasileiro. Algumas lendas, de tão divulgadas e repetidas, acabam tendo um caráter quase universal. Coletadas e recontadas por várias pessoas (como os irmãos Grimm, La Fontaine, Esopo ou Homero ou mesmo um anônimo, ensinam-nos aspectos culturais e procuram deixar uma mensagem.

5- Como é o ambiente em que o Curupira vive?

O ambiente em que o Curupira vive é o da mata. Podemos identificá-lo pelo seguinte trecho. “Rio sinuoso, floresta adentro.

6- Localize no texto umas ação do Curupira para verificar se a floresta está em boas condições.

A ação é dar pancadas nas árvores para verificar se elas estão fortes o suficiente para suportar as tempestades.

7- No primeiro parágrafo do texto são apresentadas três ações que, caso praticadas provocam a ira do Curupira. Quais são elas?

 As ações que provocam o Curupira são: matar animais, principalmente fêmeas e filhotes, derrubar árvores e maltratar plantas.

8- No segundo parágrafo há uma descrição do curupira. Releia-a e a partir daí faça uma ilustração da personagem numa folha ou no caderno.






Nenhum comentário:

Postar um comentário