sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO(EF69LP53 A) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas-9° ANO

Roda de Chimarrão

Kleiton e Kledir

Esquentei a água no fogareiro do Boitatá
Tô cevando o mate com erva boa da barbaquá
E vamos charlando e contando causos que já lá vão
É o sabor do pampa de boca em boca, de mão em mão
Acendi uma vela que é pro Negrinho nos ajudar
A encontrar as histórias porque a memória pode falhar
É sabedoria deixar o amargo e viver em paz
Mate e cara alegre porque o resto a gente faz

Puxa um banco e senta que tá na hora do chimarrão
É o sabor do pampa de boca em boca, de mão em mão
Puxa um banco e senta, vem cá pra roda de chimarrão
Vem aquecer a goela e de inhapa a alma e o coração

Dizem que não presta mijar cruzado pois dá azar
Se grudou os cachorros só água fria pra separar
Diz que palma benta pra trovoada é o melhor que há
E se assoviar o minuano é certo que vai clarear
Minha avó me disse que andar descalço dá mijacão
Cavalo enfrenado na lua nova fica babão
Com passarinheiro e mulher sardenta é bom se cuidar
E quem vai depressa demais a alma fica pra trás

O melhor pra tosse é cataplasma e chá de saião
Pra acabar com a gripe só sabugueiro ou então limão
Pra curar verruga é benzer pra estrela e invocar Jesus
Contra mau olhado, um galho de arruda e o sinal da cruz
Chá de quebra pedra, ipê, arnica, canela em pó
Hortelã, marmelo, marcela boa e capim- cidró
Tudo tem remédio, churri, cobreiro e má digestão
Só pra dor de amor é que não tem jeito nem solução





Agora responda as questões.

1- Você identificou algum elemento da cultura local no texto Roda de Chimarrão?

Sim. Há referências à alimentação local, a maneira de recepcionar os visitantes, à língua falada na região.

2- Releia os versos, 3,4,9 e 10 e responda:

A) O que significa “pampa”?

É um tipo de formação vegetal, com raros arbustos, pequenas árvores e predominância de gramíneas, característico da parte meridional da América do Sul, ou seja, Argentina, Brasil(RS) e Uruguai.

3- O que quer dizer a expressão “ sabor do pampa”?

Refere-se à bebida chimarrão e metaforicamente à cultura do lugar.

4- O que as pessoas estão tomando além de chimarrão?

Elas compartilham os causos, as conversas, a companhia das pessoas, enfim, acultura do lugar.

5- Na canção, são mencionadas duas lendas brasileiras. Quais são elas?

A lenda do Boitatá e a lenda do Pastoreiro. (Caso queira ler as lendas para os alunos vai ajudar a promover as atividades.)

5- Que versos da canção indicam um procedimento de preparação do chimarrão?

Versos 1 e 2

6- Fazer um roda com os alunos para abrir uma discussão sobre a canção, identificando as crendices que são comuns no Sul do Brasil e as superstições existentes no estado onde vivem. Como no texto, peça para que eles dê um nome a essa roda e façam uma apanhado das que eles compartilharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário