Roda de Chimarrão
Kleiton e Kledir
Esquentei a água no fogareiro do Boitatá
Tô cevando o mate com erva boa da barbaquá
E vamos charlando e contando causos que já lá vão
É o sabor do pampa de boca em boca, de mão em mão
Acendi uma vela que é pro Negrinho nos ajudar
A encontrar as histórias porque a memória pode falhar
É sabedoria deixar o amargo e viver em paz
Mate e cara alegre porque o resto a gente faz
Puxa um banco e senta que tá na hora do chimarrão
É o sabor do pampa de boca em boca, de mão em mão
Puxa um banco e senta, vem cá pra roda de chimarrão
Vem aquecer a goela e de inhapa a alma e o coração
Dizem que não presta mijar cruzado pois dá azar
Se grudou os cachorros só água fria pra separar
Diz que palma benta pra trovoada é o melhor que há
E se assoviar o minuano é certo que vai clarear
Minha avó me disse que andar descalço dá mijacão
Cavalo enfrenado na lua nova fica babão
Com passarinheiro e mulher sardenta é bom se cuidar
E quem vai depressa demais a alma fica pra trás
O melhor pra tosse é cataplasma e chá de saião
Pra acabar com a gripe só sabugueiro ou então limão
Pra curar verruga é benzer pra estrela e invocar Jesus
Contra mau olhado, um galho de arruda e o sinal da cruz
Chá de quebra pedra, ipê, arnica, canela em pó
Hortelã, marmelo, marcela boa e capim- cidró
Tudo tem remédio, churri, cobreiro e má digestão
Só pra dor de amor é que não tem jeito nem solução
Agora
responda as questões.
1- Você identificou algum elemento da cultura local no
texto Roda de Chimarrão?
Sim. Há referências à alimentação local, a
maneira de recepcionar os visitantes, à língua falada na região.
2- Releia os versos, 3,4,9 e 10 e responda:
A) O que significa “pampa”?
É um tipo de formação vegetal, com raros
arbustos, pequenas árvores e predominância de gramíneas, característico da
parte meridional da América do Sul, ou seja, Argentina, Brasil(RS) e Uruguai.
3- O que quer dizer a expressão “ sabor do pampa”?
Refere-se à bebida chimarrão e metaforicamente
à cultura do lugar.
4- O que as pessoas estão tomando além de chimarrão?
Elas compartilham os causos, as conversas, a
companhia das pessoas, enfim, acultura do lugar.
5- Na canção, são mencionadas duas lendas brasileiras.
Quais são elas?
A lenda do Boitatá e a lenda do Pastoreiro. (Caso
queira ler as lendas para os alunos vai ajudar a promover as atividades.)
5- Que versos da canção indicam um procedimento de
preparação do chimarrão?
Versos 1 e 2
6- Fazer um roda com os
alunos para abrir uma discussão sobre a canção, identificando as crendices que
são comuns no Sul do Brasil e as superstições existentes no estado onde vivem. Como
no texto, peça para que eles dê um nome a essa roda e façam uma apanhado das
que eles compartilharam.
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