quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO -(EF69LP42A) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) - 8°A NO


LEIA OS VERSOS DA MÚSICA

CUITELINHO (Nome dado ao beija-flor na região centro-oeste do Brasil)

Cheguei na beira do porto
   Onde as ondas se espáia
   As garças dá meia volta
 E senta na beira da praia
 E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai
          Aí quando eu vim
         da minha terra
  Despedi da parentáia
Eu entrei no Mato Grosso
  Dei em terras paraguaia
     Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia, ai, ai, ai
      A tua saudade corta
     Como aço de naváia
     O coração fica aflito
   Bate uma, a outra faia
 E os óio se enche d’água
Que até as vistas se atrapáia, ai, ai, ai...

                                                                      Domínio pública




ATIVIDADES

1- Nos seis primeiros versos da canção, o eu-poético diz que chegou em um determinado lugar. Nesse lugar, ele narra alguns acontecimentos. Explique seu entendimento sobre essa narração.

O eu-poético chega à beira do porto, observa as ondas da praia, vê as garças voando por sobre as ondas e percebe que o cuitelinho não gosta de que os botões da rosa caiam no chão.

2- Pela narração do texto como é o local dos acontecimentos?

Trata-se de um lugar pouco urbanizado, com elementos da natureza, como animais, flores e rio. Deve ser um local na região centro-oeste.

3- O que você acha que o eu-poético está fazendo nesse local?

Provavelmente ele está a postos para lutar em uma revolução.

4- Qual será a função do eu-poético nesse local?

Possivelmente ele é um soldado.

5-Qual será a intenção do eu-poético ao narrar essa história?

O eu-poético pretendeu expressar como se sente ao estar distante da família e da pessoa amada. É possível concluir essa resposta a partir da história contada ao longo da canção e do desfecho, que apresenta uma declaração de amor.

6- Agora é preciso observar um mapa para responder essa questão. A partir das pistas dadas na canção identifique no mapa, os locais que o eu-poético mencionou no texto.



mapa brasil



O estado Mato Grosso, no Brasil, e o Paraguai.

7- No mapa, também é possível deduzir se o conflito a presentado no poema é nacional ou internacional? Por que?

O conflito apresentado no poema é internacional, pois envolve o Paraguai e o Brasil.

8- Quando é o provável conflito a que se refere o poema?

A guerra do Paraguai. (informação implícita ).

4 comentários: