segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO- .(EF69LP48 X) Reconhecer e Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros , 7°ANO

Família desencontrada
O Verão é um senhor gordo, sentado na varanda, suando em bicas
e reclamando cerveja.

O Outono é um tio solteirão que mora lá em cima no sótão
e a toda hora protesta aos gritos: “Que barulho é este na escada?!”

O Inverno é um vovozinho trêmulo, com a boina enterrada até os olhos,
a manta enrolada nos queixos e sempre resmungando:
“Eu não passo deste agosto, eu não passo deste agosto...”

A Primavera, em contrapartida – é ela quem salva a honra da família! –
é uma menininha pulando na corda cabelos ao vento
pulando e cantando debaixo da chuva
curtindo o frescor da chuva que desce do céu
o cheiro de terra que sobe do chão
o tapa do vento na cara molhada!

Oh! A alegria do vento desgrenhando as árvores
revirando os pobres guarda-chuvas
erguendo saias!
A alegria da chuva a cantar nas vidraças
sob as vaias do vento... 

Enquanto
– desafiando o vento, a chuva, desafiando tudo –
no meio da praça a menininha canta
a alegria da vida!
Mario Quintana - Lili inventa o mundo", Ed. Mercado Aberto, Porto Alegre, 5ª Edição,1998.

Trabalhando o poema
1- No poema, estão presentes as quatro estações do ano. Na região onde você mora estas estações são bem definidas? Explique.
Ex: Em algumas regiões brasileiras, as estações não são conhecidas como “primavera, verão, outono e inverno”. No nordeste por exemplo, o período de inverno é o das chuvas e o Do verão, o da seca.

2- No poema, as estações do ano tem características humanas. Quais são essas características?
O verão é um senhor gordo, aparentemente tranquilo e calorento. O outono aparenta ser um senhor solitário e que gosta do silencio. O outono, por ser uma estação mais fria e de modificação, pode ser relacionada ao silencio e a solidão. O verão por ser a época do nascimento, tem a ver com a jovialidade, a esperança e a alegria.

3- Por que será que o autor utilizou características humanas para falar sobre as estações do ano?
Ao aproximar as estações do ano dos seres humanos, o autor anima as personagens, possibilita que as suas características relacionadas à natureza fiquem mais evidentes e claras.

4- De acordo com o poema, o que significa cada uma das estações do ano?
Verão- calor e tranquilidade.
Outono- solidão e silêncio.
Inverno-frio e morte.
Primavera- alegria e juventude.

5- Quais são as ações presentes no texto que representam a juventude e a alegria da personagem primavera?
Pular corda, pular e cantar debaixo da chuva, o cheiro da terra e o vento no rosto. O poema também sugere que as chuvas da primavera são alegres.

6- Ao final do poema, afirma-se que a primavera desafia o vento e a chuva. Para você o que significa essa afirmação?
Por ser jovem, a primavera não teme os desafios a ela apresentados.

7- Qual é o possível significado para o título do poema?
O título do põem significa que as estações do ano representam uma família, em que cada um tem a sua personalidade e sua forma de relacionar com o mundo, enxergando o mundo à sua maneira.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário