terça-feira, 3 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - (EF69LP47 A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, 6°ANO

A vitória-régia
  Era uma noite de luar. As estrelas brilhavam no céu como diamantes. A Lua
iluminava a Terra com seus raios prateados. Um velho cacique, fumando   seu cachimbo, contava às crianças as histórias maravilhosas de sua tribo. Ele era também feiticeiro e conhecia todos os mistérios da natureza. Um dos curumins que o ouviam perguntou ao velho de onde vinham as estrelas que luziam no céu. E o cacique respondeu:
 – Eu as conheço todas. Cada estrela é uma índia que se casou com a Lua. Não sabiam? A Lua é um guerreiro belo e forte. Nas noites de luar, ele desce à Terra para se casar com uma índia. Aquela estrela que estão vendo é Nacaíra, a índia mais formosa da tribo dos maués. A outra é Janã, a flor mais graciosa da tribo dos aruaques. A respeito disso, vou contar a vocês uma história que aconteceu, há muitos anos, em nossa tribo. Prestem atenção:
  Havia, entre nós, uma índia jovem e bonita, chamada Naiá. Sabendo que a Lua era um guerreiro belo e poderoso, Naiá por ele se apaixonou. Por isso, recusou as propostas de casamento que lhe fizeram os jovens mais fortes e bravos de nossa tribo.
  Todas as noites, Naiá ia para a floresta e ficava admirando a Lua com seus raios prateados. Às vezes, ela saía correndo através da mata, para ver se conseguia alcançar a Lua com seus braços. Mas esta continuava sempre afastada e indiferente, apesar dos esforços da índia para atingi-la.
  Uma noite, Naiá chegou à beira de um lago.
  Viu nele, refletida, a imagem da Lua. Ficou radiante! Pensou que era o guerreiro branco que amava. E, para não perdê-lo, lançou-se nas águas profundas do lago. Coitada! Morreu afogada.
  Então a Lua, que não quisera fazer de Naiá uma estrela do céu, resolveu torná-la uma estrela das águas. Transformou o corpo da índia numa flor imensa e bela. Todas as noites, essa flor abre suas pétalas enormes, para que a Lua ilumine sua corola rosada.
 Sabem qual é essa flor? É a vitória-régia!
Theobaldo Miranda Santos. Lendas e mitos do Brasil. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2005


Estudo do texto

1- Quem narra essa história é um velho cacique. Qual foi o motivo que o faz contar essa história?

O motivo foi a pergunta de um dos garotos (curumim) sobre a origem das estrelas.

2- De acordo com o texto qual é a origem das estrelas?

Cada estrela é uma índia que se casou com a Lua.

3- como a Lua é caracterizada no texto?

A Lua é um guerreiro belo e poderoso.

4- Qual sentimento que a Lua desperta em Naiá?

A Índia se apaixona pela Lua.

5- O final da história tem um desfecho trágico. Relate o que aconteceu, relendo os dois últimos parágrafos, mencionando os fatos principais.

Á Índia, ao chegar à beira de um lago, viu refletida a imagem da Lua e ficou muito feliz, pensando que a Lua a amava. Pensando assim jogou-se na água e morreu afogada. A Lua, não querendo fazer de Naiá uma estrela do céu transformou-a em uma planta das águas: a vitória-régia.

 6- A que gênero textual pertence a história?
Ao gênero lenda





Nenhum comentário:

Postar um comentário