segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO- RECONHECER INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS NO TEXTO- 6° ANO

Você pode me responder?
(Amorim, Drummond)
   A namorada dele é a Bete. Elizabeth, isso é nome de preta? Tem que ser Benedita, ou nome fácil, que é pra patroa falar: "Dita, vem catar piolho. Irene, vem fazer cafuné. "Pra que complicar? Elizabeth...

   Ele disse isso com a maior cara de gozação.

   Nem penso, não dá tempo. Mando logo dobrar a língua. Sou desaforado, mas ele é muito mais.

  - Qual é, crioulo? Negro comigo é só disco, café e telefone.

   Assim, na frente da Bete. Com aquele jeitão de quem manda aqui-sou-eu. Não devia ter dito isso assim na frente da Bete, não era papel de gente educada. Quando vejo, me agarro com o Juquinha.

  Apanho mais uma vez (não é a primeira). Ele pra variar, é muito mais forte. Sou magro, de canelas finas. Quando queria, sabia correr. Os cambitos ajudavam. Agora, não. Já passou a fase da correria.

  Dessa vez não dá. Não posso correr. Estou ficando alto, cresço muito depressa. Não posso mais correr. É muito feio. E enfrento a fera no peito.

  Quando diz aquilo, não é para mim. Aí, já mexe com a Bete, gente minha. Mesmo que não fosse namorada, mesmo que não fosse nada. Achei uma tremenda safadeza dele.

  Não que eu seja galo de rinha, mas com a Bete, paciência. Se acontecer de novo, brigo outra vez. Ela é das tais incapazes de matar um mosquito. Ah, aí eu viro bicho. Cara que fala demais, tem hora que é melhor ficar calado. Logo a Bete, logo a Bete.

  Vejo uma lágrima derrubada no rosto dela, avanço. Avanço como doido, vou agarrar, e, para começar, levo logo um contravapor nas fuças. Meu olho fecha na hora. Vai ficar inchado um tempão, eu sei, dias.

  Pois o olho inchado, preto, fechado na hora, até que não dói. O que dói para burro é o que diz depois.

 - Aprendeu? Preto cachorro, você não é gente. Preto não é gente, é bicho.

  Agora eu só queria saber se isso é verdade. Eu não queria que isso fosse verdade e sei que não é. Mas queria saber se vocês pensam como Juquinha.

  Vocês podiam me dizer toda a verdade: será que preto não é gente, é bicho?


Entendendo o texto
1-Qual é o assunto do texto? Entre quem?
O assunto do texto é uma briga. Quem provoca a briga é um garoto branco, o Juquinha.

2- Qual é o motivo da briga?
O motivo da briga é o desrespeito com que Juquinha trata sua namorada Bete.

3- O garoto branco critica o nome da menina preta.

A- Por que?
Para ele, como é que as mulheres negras deveriam se chamar?
Para ele Bete não é nome de preta, deveria ser Benedita ou nome fácil para patroa chamar: ”Dita,vem catar piolho. Irene, vem fazer cafuné”.

B- Para qual atividade ele acha que elas seriam destinadas?
Catar piolho, fazer cafuné.

C- E a sua opinião, qual é?
Resposta pessoal.

4-Quando o namorado de Bete intervém para defende-la, como é que o Juquinha se dirige a ele?
- Qual é, crioulo? Negro comigo é só disco, café e telefone.

5- Quando o menino negro queria evitar a briga, ele corria. Por que não pode mais agir assim? O que ele faz?
Porque já estava ficando alto, crescido depressa e não podia mais correr, era feio. Ele avança como um doido, agarra e, leva um contravapor nas fuças.

6- Através da descrição que o menino faz da Bete, como poderíamos caracterizá-la?
Quando ele diz que ela é incapaz de matar um mosquito, podemos entender que Bete é um garota inofensiva, incapaz de prejudicar alguém.

7- Uma estrutura pode ser enriquecida quando se acrescentam determinadas informações que dão clareza ao que se fala.
Exemplo:

O povo brasileiro é constituído, também, pela raça negra.
 Acréscimos:

-Características do povo brasileiro:
O SENSÍVEL POVO BRASILEIRO É CONSTITUÍDO, TAMBÉM, PELA RAÇA NEGRA.

-Referência de tempo:
O SENSÍVEL POVO BRASILEIRO É CONSTITUÍDO, DESCE O INÍCIO DA ESCRAVATURA, TAMBÉM PELA RAÇA NEGRA.

c-Causa:
O SENSÍVEL POVO BRASILEIRO É CONSTITUÍDO, DESCE O INÍCIO DA ESCRAVATURA, TAMBÉM, PELA RAÇA NEGRA, PORQUE HOUVE MISCIGENAÇÃO.

Faça o mesmo com a frase abaixo.

O negro está na formação da alma brasileira.

a-Característica do negro.

b-Referência do negro.

c-Causa.




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