O Brasil é feito por nós?
Na escola, todo
mundo está colecionando umas chapinhas de metal que se colam num álbum como se fossem
figurinhas de papel. Nessas chapinhas vêm desenhados emblemas de equipes de
futebol que se colam, no álbum, onde está escrito “times brasileiros”. Vêm
também carros desenhados, que colamos onde está escrito “carros de competição”.
E vêm frases em verde e amarelo que a gente cola onde está escrito “Nossa
Pátria”. Algumas frases são: “O Brasil merece o nosso amor”, “Brasil, ame-o ou
deixe-o”, e a chapinha mais repetida é “O Brasil é feito por nós”. Eu tenho
muitas dessas e colei também na capa de vários dos meus cadernos.
Certa manhã,
quando a primeira aula era de dona Ana Arata, eu estava com todos os meus
cadernos em cima da carteira. Ela fez a chamada, enquanto eu pensava no meu
campinho de botão envernizado, e começou a aula andando entre as carteiras:
– Hoje vamos
falar de um assunto muito especial, que é o patriotismo. A necessidade e o
dever que todos nós temos de amar e respeitar a pátria e as autoridades
brasileiras. Nisso, a professora bateu os olhos no meu caderno e continuou:
– Por exemplo: está
escrito aqui neste caderno: “O Brasil é feito por nós”. Não pode existir frase
mais verdadeira do que essa. Sim, porque o Brasil é feito por todos nós. Os
ricos, os pobres, os milionários e os miseráveis. Os brancos, os negros, os
amarelos, os mestiços. É feito pelos alunos e pelos professores, pelos donos
das empresas e pelos empregados. Sim, porque os que dão emprego aos seus pais
fazem com que eles, trabalhando, também construam o país e criem vocês com
amor, com decência, com moral e com respeito à grande terra brasileira. O
Brasil é feito por cada um dos seus cidadãos. Do lixeiro ao médico, do
faxineiro ao banqueiro, do garçom ao dono do restaurante, do dono de uma grande
empresa até o seu mais humilde funcionário. Enfim, o Brasil é mesmo feito por nós!
A aula de dona Arata ficou nesse tema do
patriotismo até tocar o sinal. E nesse dia não houve o debate, que era a única
coisa de que eu gostava.
Eu nunca esqueci
esse dia. Não sei se porque a aula começou quando ela olhou no meu caderno,
quando eu pensava no meu campo de futebol envernizado, e viu “O Brasil é feito
por nós”; ou se porque, quando deu o sinal, passou a mão na minha cabeça e me
deu de presente uma figurinha adesiva onde Dom Pedro I gritava “Independência
ou Morte” às margens do riacho Ipiranga, dizendo pra que eu colasse em meu
caderno.
(Ricardo Soares, O Brasil é
feito por nós? 5ªedição- São Paulo:Editora Atual, 1992 - Adaptação)
01. A ideia principal do texto em estudo é a(o):
(A) coleção de chapinhas de metal dos alunos de dona Ana
Arata.
(B) álbum de figurinhas de papel que os alunos estão
colecionando.
(C) desempenho que os alunos de dona Ana Arata têm em
realizar as tarefas de classe.
(D) necessidade e o dever de os brasileiros amar e
respeitar sua pátria e suas autoridades.
(E) lembrança do menino do dia em que dona Ana Arata lhe
deu uma figurinha adesiva.
02. Com relação aos elementos da narrativa presentes no
texto, observa-se que o(s):
(A) tempo que predomina na narrativa é o cronológico,
pois o aluno narra um fato que está acontecendo na escola.
(B) fatos são narrados pelo ponto de vista do
narrador-personagem, o que caracteriza o foco narrativo na primeira pessoa do
discurso.
(C) espaço no qual o enredo se desenvolve classifica-se
como paisagem por se tratar de uma sala de aula.
(D) personagem principal do texto é a professora, já que
os fatos ocorrem durante a sua aula.
(E) enredo da narrativa trata da mania que os meninos têm
de colecionar figurinhas.
03. No último parágrafo do texto, o menino diz que nunca
esqueceu aquele dia e, mesmo indeciso, cita algumas razões pelas quais ele
nunca esquecera. Sobre essas razões, analise as afirmativas abaixo e, a seguir,
assinale a alternativa correta.
I. A professora ter olhado o caderno dele quando a aula
começou.
II. O menino estar pensando no seu campinho envernizado,
quando a professora olhou o seu caderno.
III. A professora ter passado a mão na cabeça do aluno.
IV. A decisão do menino em colar a figurinha recebida pela
professora.
V. O menino ter ganhado de presente da professora uma
figurinha adesiva, após ter dado o sinal.
(A) Somente I, II e III estão corretas.
(B) Somente II, III e IV estão corretas.
(C) Somente III, IV e V estão corretas.
(D) Somente I, II, III e V estão corretas.
(E) Somente I, II, III e IV estão corretas.
04. Leia o fragmento: “Eu tenho muitas dessas e colei também na capa de vários
dos meus cadernos” . A palavra em destaque foi empregada para substituir a
ideia expressa, no primeiro parágrafo do texto, como:
(A) algumas frases: “O Brasil merece o nosso amor” e
“Brasil, ame-o ou deixe-o”.
(B) frases em verde e amarelo onde está escrito “Nossa
Pátria”.
(C) umas chapinhas de metal com emblemas de equipes de
futebol e de carros.
(D) figurinhas de papel para colar num álbum.
(E) chapinhas repetidas com a frase: “O Brasil é feito
por nós”.
05. Em: “Ela fez a chamada, enquanto eu pensava no meu campinho de botão envernizado, (...)”. A
palavra destacada em negrito expressa entre as duas frases a seguinte ideia:
(A) o menino pensava em seu campinho, pois a professora
fazia a chamada. (B) a professora só fez a chamada, porque o menino pensava no
seu campinho.
(C) ora o menino ouvia a chamada, ora ele pensava no
campinho de botão envernizado.
(D) o menino pensava no campinho envernizado no momento
em que a professora fazia a chamada.
(E) a professora fazia a chamada, portanto o menino
pensava no campinho de botão envernizado.
06. Em: “Na escola, todo mundo está colecionando umas
chapinhas de metal que se colam num álbum como
se fossem figurinhas de papel.” No que se refere ao trecho que está
sublinhado, é correto afirmar que:
(A) equivale a uma oposição.
(B) indica uma certeza.
(C) faz referência ao tempo.
(D) corresponde a uma casualidade.
(E) expressa ideia de comparação
07. No quinto parágrafo do texto, ocorre a enumeração de
todos aqueles que fazem o Brasil. No que se refere a esse aspecto, pode-se
afirmar que o(s):
(A) Brasil deve ser feito por muita gente por causa das
desigualdades sociais e étnicas.
(B) brasileiros que mais ajudam a construir o Brasil são
os empresários porque empregam o povo.
(C) Brasil é feito com o esforço de toda a sua população,
independente da etnia, religião ou classe social.
(D) brasileiros, os quais parecem ser cidadãos, ajudam a
construir o Brasil, que é feito por nós.
(E) nosso país é feito por povos de origem diferente e
que ainda preservam suas raízes.
08. Observe os
seguintes pares de palavras retirados do quinto parágrafo do texto: “Os ricos,
os pobres/ os milionários e os miseráveis/ Os brancos, os negros(...)”. Em cada
um desses pares existe uma relação de:
(A) oposição.
(B) conclusão.
(C) inclusão.
(D) ordem.
(E) alternância.
09. A alternativa
em que a palavra destacada em negrito funciona como sujeito da oração é:
(A) “Na escola,
todo mundo está colecionando umas chapinhas de metal(...)”.
(B) “Nessas chapinhas vêm desenhados emblemas de equipes de futebol(...)”.
(C) “Nisso, a
professora bateu os olhos no meu caderno(...)”.
(D) “É feito pelos
alunos(...)”.
(E) “O Brasil é feito por cada um dos seus cidadãos”.
10. Leia a
seguinte frase: “A aula de dona Arata ficou nesse tema do patriotismo até tocar
o sinal”. Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada foi empregada com
sentido equivalente ao da frase acima.
(A) Cheguei e caminhei até o quadro.
(B) Até a
professora gostou da festa.
(C) Ele até
que falou que podia esperar.
(D) Nós nos dissemos até
já.
(E) Esperamos até
concluir a prova.
11. Em: “O Brasil é feito por nós”. Essa frase está na
voz passiva. Transpondo a frase para a voz ativa, a resposta correta passará a
ser:
(A) Nós podemos fazer o Brasil.
(B) Todos nós fazemos o Brasil.
(C) Nós fazemos o Brasil.
(D) O Brasil será feito por nós.
(E) O Brasil é feito por todos.
12.Leia o trecho abaixo para responder.
“– Hoje vamos
falar de um assunto muito especial, que é o patriotismo. A necessidade e o dever que todos nós
temos de amar e respeitar a pátria e as autoridades brasileiras.” No que se refere à classe gramatical das palavras
sublinhadas, assinale a alternativa correta.
(A) de e e são preposições.
(B) dever e respeitar são verbos.
(C) necessidade
e brasileiras são substantivos.
(D) hoje e muito são advérbios.
(E) muito e todos são pronomes indefinidos.
COLÉGIO M SALVADOR
GABARITO
1D
/2B / 3D /4E /5D /6E /7C /8A /9C/ 10E /11C /12D
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