terça-feira, 17 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA- EF07LP11X) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, o efeito de sentido dos períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções - 7° ANO

è PORTUGUÊS

1. Assinale a alternativa em que o termo cego(s) é um adjetivo.
a) Os cegos, habitantes daquela cidade, sabem aonde ir.
b) “O cego de Ipanema representava naquele momento, todas as alegorias da noite escura da alma...”.
c) Todos os cálculos do cego não estavam corretos.
d) Naquele instante era só um pobre cego.
e) “... da Terra que é um globo cego girando no caos”.

2. Analise a frase abaixo: “... eu não sou um autor defunto, mas um defunto autor...”.
I. No primeiro caso, autor é substantivo; defunto é adjetivo.
II. No segundo caso, defunto é substantivo; autor é adjetivo.
III.Em ambos os casos, tem-se um substantivo composto. Assinale:
a) Se I e II forem verdadeiras.
b) Se I e III forem verdadeiras.
c) Se II e III forem verdadeiras.
d) Se todas forem verdadeiras.
e) Se todas forem falsas.

3. Em qual das alternativas o artigo definido feminino
a) corresponderia a todos os substantivos? a) sósia, doente, lança-perfume.
b) dó, telefonema, diabete.
c) clã, eclipse, pijama.
d) cal, alface, dinamite.
e) champanha, criança, endereço.

4. O plural de fogãozinho e cidadão é:
a) fogãozinhos e cidadãos.
b) fogãosinhos e cidadãos.
c) fogõezinhos e cidadãos.
d) fogõezinhos e cidadões.
e) fogõesinhos e cidadões.

5. Triplo e tríplice são numerais:
a) ambos ordinais.
b) ambos multiplicativos.
c) ambos cardinais.
d) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo.
e) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.


GABARITO

1E/ 2A/ 3D/ 4C/ 5B

Nenhum comentário:

Postar um comentário