sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - (EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais,- 7° ANO

Leia atentamente todas as questões e assinale a única alternativa correta.

Texto
 A menina que desenhava

   Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina chamada Isabela. A menina morava com seus pais e seu irmãozinho e adorava desenhar. Vivia desenhando.
  Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de árvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta. O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiiinhas! E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro.
 À medida que Isabela crescia, sua cidade também se desenvolvia. Mas tinha um problema: a cidade dela crescia desordenadamente e, por isso, aconteceram coisas horríveis. De repente, as árvores foram desaparecendo e, em seus lugares, foram surgindo prédios, fábricas, lojas e outras coisas mais.
 Então Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores das quais ela tanto gostava – o verde das árvores, o azul do céu, o vermelho das flores – aos poucos foram desaparecendo. Foi aí que ela teve uma ideia: antes que tudo isso deixasse de existir, ela foi desenhando e pintando para não esquecer, nunca mais, como era toda aquela natureza que um dia existira. Ela começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para construir um shopping. Depois ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois, no outro dia, inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível, e a cidade não viu mais aquele céu azul.
  Depois Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que, no outro dia,  resolveram despejar o esgoto da cidade justamente naquele lago?! Ainda bem que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar, e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive Bi, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.
 A menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir histórias elas tinham mais, coitadas...  
 Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas. Foi aí que ela teve outra grande ideia: para que as pessoas pudessem lembrar como era bonita a sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos os vissem.
 Naquele dia, aconteceu uma coisa extraordinária: as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam e todos ficaram super emocionados, relembrando como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.
  Aconteceu, então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta. Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema de esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram, então, tomar todas as providências para que a natureza não fosse, outra vez, tão esquecida.
 Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir.  
 Sabe o melhor? Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade. Construíram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que mais? Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.


1 -responda às questões considerando o texto

Em “Foi que ela teve uma grande ideia [...]”  a palavra destacada pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, por
( A ) porque
( B ) infelizmente
( C ) então
( D ) contudo
( E ) fatalmente

02. Em “Ela começou pelo parque.”  entende-se que o verbo se refere à ação de
( A ) passear
( B ) brincar
( C ) escreve
( D ) dançar
( E ) desenhar

03. Em “E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro.”,a expressão destacada denota a mesma ideia que em
( A ) Ao se lembrar das férias, sentiu um intenso gosto de morango e chocolate.  
( B ) Deu gosto ver o aluno estudando ontem à noite.
( C ) Quando se aproximava da confeitaria, já sentia o gosto de pão fresquinho.
( D ) Marina dava gostosas balas de goma para seus amigos.
( E ) O gosto de menta, levemente adocicada, era logo sentido sempre que saboreava o licor de sua avó.

04. Em “Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.”  a expressão verbal pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido e de tempo, por
( A ) morrerão
( B ) morram
( C ) morrera
( D ) morrem
( E ) morreram

05. Em “[...] e até meio cinzentas.”  o sentido do termo destacado equivale ao da seguinte sentença:
( A ) Ele não compreendia meias palavras.
( B ) Restou no prato somente meio biscoito.
( C ) Já tínhamos chegado ao meio do caminho.
( D ) Antônio ficou meio chateado com as anedotas.
( E ) Caminhou quatro quilômetros e meio até chegar a seu destino.

6.Em “Naquele dia, aconteceu uma coisa extraordinária [...]”, o termo destacado indica que
( A ) aconteceu algo ruim.
( B ) coisas maléficas aconteceram.
( C ) uma coisa impressionante aconteceu.
( D ) aconteceu uma coisa inadmissível.
( E ) algo inaceitável aconteceu.

07. Em “Decidiram que iriam replantar as árvores [...]”, fica implícito que
( A ) plantariam várias árvores em diferentes lugares.
( B ) plantariam diversas árvores simultaneamente.
( C ) anteriormente havia árvores naquele lugar.
( D ) uma única espécie seria plantada diversas vezes.
( E ) várias espécies seriam plantadas em datas diferentes.

08. A principal temática em torno da qual se desenvolve a história “A menina que desenhava” é
( A ) A urbanização desenfreada da cidade
( B ) O crescimento desordenado da população
( C ) O aumento da poluição sonora e visual
( D ) A degradação dos rios
( E ) O aumento do lixo na cidade
                                                                            (Azabunja)




Gabarito

1-C/ 2-E/ 3-B / 4-E/ 5- D/ 6-C / 7- C/ 8-A

Nenhum comentário:

Postar um comentário