quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - EF67LP30A) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma - 6° ANO

TEXTO IV
 O menino que consertou o mundo
 Autor desconhecido
 Circula na internet, sem identificação de autor, a seguinte fábula: Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas. Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar.
Vendo que seria impossível demovê-lo 2, o pai procurou algo que pudesse distrair-lhe a atenção. Até que se deparou com o mapa do mundo. Com o auxílio de uma tesoura, recortou-o em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho:
– Vou lhe dar o mundo para consertar. Veja se consegue. Faça tudo sozinho. Pensou que, assim, estava se livrando do garoto, pois ele não conhecia a geografia do planeta e certamente levaria dias para montar o quebra-cabeças. Uma hora depois, porém, ouviu a voz do filho:
 – Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho! Para surpresa do pai, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
 – Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
 – Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e descobri que havia consertado o mundo.
                                                                      (Disponível em: . Acesso em 18 de agosto de 2013.)

Sobre o texto, responda às questões.

Questão 01
Marque a alternativa em que os fatos apresentados no texto estejam na ordem cronológica.
O pai recortou o mapa do mundo para o filho.

II. O menino montou o mapa do mundo.
III. O menino pediu para ajudar o pai em seu laboratório.
IV. O cientista buscava um jeito de melhorar o mundo.
V. O menino disse que, consertando o homem, consertava o mundo.

 a) III – IV – I – II – V
b) IV – III – I – V – II
c) III – IV – I – V – II
d) III – I – II – IV – V
e) IV – III – I – II – V

Questão 02:
O menino da narrativa demonstrou ser criativo por
a) decidir ajudar seu pai a trabalhar.
b) imaginar como era o mapa do mundo.
c) consertar o mundo sem a ajuda do pai.
d) montar o mapa do mundo em apenas uma hora.
e) utilizar o conhecimento com uma finalidade nova.

Questão 03:
O texto “O menino que consertou o mundo” pode ser lido como uma fábula (texto narrativo que traz um ensinamento moral). Nesse caso, a alternativa que apresenta a moral da história seria

a) Quando se conserta o mundo, se conserta o homem.
b) Conserta-se o mundo, mas não se conserta o homem.
c) Para consertar o mundo, é preciso consertar o homem.
d) Embora se conserte o mundo, não se conserta o homem.
e) Para que se conserte o homem, é preciso consertar o mundo.

Questão 04:
 No trecho “Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo...” (linhas 4 e 5), o vocábulo sublinhado indica, nesse contexto, um local de

a)    oração. b) família. c) discussão. d) trabalho. e) brincadeira.

Questão 05:
 A pergunta silenciosa do pai “Como seria possível?”(linha 15) expressa

a)    medo.  b) espanto.  c) certeza.  d) chateação.  e) nervosismo.



GABARITO

1(E)  2(E)  3(C)  4(D)  4(B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário