terça-feira, 2 de junho de 2015

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA- COM VERBOS - 7° ANO

ATIVIDADES COM VERBOS: 7° ANO
1) Reescreva as frases utilizando formas verbais adequadas.

A) Se nós (ganhar) no jogo, (fazer) um passeio no Egito.
B) Quando ela (estar) aqui, (saber) da notícia.
C) Todas (insistir) que eu (sair).
D) Quando eu (vir) a Salvador no carnaval e (ver) os desfiles novamente, não deixarei de fotografá-los.

2) Conjugue os verbos na 1ª pessoa do presente do indicativo e futuro do subjuntivo como no exemplo.
Estar – eu estou / quando estiver
Caber
Passear
Dizer
Fazer
Poder
Ver
Vir

3) Conjugue os verbos a seguir nos tempos e modos solicitados.
A) ler (pretérito imperfeito do indicativo)
B) saber (pretérito perfeito do indicativo)
C) valer (presente do indicativo)
D) ferir (presente do indicativo)


GABARITO
1-GANHÁSSEMOS/ FARÍAMOS, GANHARMOS/ FAREMOS.
ESTIVER/ SABERÁ, ESTEVE/ SOUBE.
INSISTEM/ SAIA, INSISTIRAM/ SAÍSSE, INSISTIAM/ SAÍSSE.
VIER/ VIR

2-EU CAIBO/ QUANDO EU COUBER
EU PASSEIO/ QUANDO EU PASSEAR.
EU DIGO/ QUANDO EU DISSER.
EU FAÇO/ QUANDO EU FIZER.
EU POSSO/ QUANDO EU PUDER.
EU VEJO/ QUANDO EU VIR.
EU VENHO/ QUANDO EU VIER.

3- EU LIA/ TU LIAS/ ELE LIA/ NÓS LÍAMOS/ VÓS LÍEIS/ ELES LIAM.
EU SOUBE/ TU SOUBESTE/ ELE SOUBE/ NÓS SOUBEMOS/ VÓS SOUBESTES/ ELES SOUBERAM.
QUE EU VALHA/ QUE TU VALHAS/ QUE ELE VALHA/ QUE NÓS VALHAMOS/ QUE VÓSVALHAIS/ QUE ELS VALHAM.
EU FIRO/ TU FERES/ ELE FERE/ NÓS FERIMOS/VÓS FERIS/ ELS FEREM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário