quarta-feira, 10 de junho de 2015

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO- CANÇÃO - (EF69LP18) Utilizar na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores d - 6° ANO

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO – CANÇÃO  6° ANO

TOADA

Vem, morena ouvir comigo esta cantiga
Sair por essa vida aventureira
Tanta toada eu trago na viola
Pra ver você mais feliz

Escuta o trem de ferro alegre a cantar
Na reta chegada pra descansar
No coração sereno da toada
Bem querer

Tanta saudade eu já senti, morena
Mas foi coisa bonita
Da vida vou me arrepender.
                 Zé Renato, Juca Filho, Cláudio Nucci. Universal Music Indie Records,1997.

ATIVIDADES

Analisando o texto.

1-Um convite é feito a alguém na letra dessa canção. Qual é esse convite?

2- Quais versos dessa canção mostra que o eu-poético acredita que a música pode trazer bem- estar?

3- Existem rimas na letra da canção? Em que versos?

4- Qual é o sentido da música na vida do eu-poético?

5-  Marque apenas os itens em que os versos possuem sentido completo, ou seja aqueles que não dependem de outros versos para apresentar sentido.

A) ”Vem, morena ouvir comigo esta canção”.
B) ”Escuta o trem de ferro alegre a cantar”.
C) ”No coração sereno da toada”.
D) ”Bem querer”.
E) ”Da vida nunca vou me arrepender”.


GABARITO

1-O EU-POÉTICO CONVIDA A MORENA A OUVIR O QUE ELE CANTA E A SAIR PELA VIDA AVENTUREIRA.

2- “TANTA TOADA EU TRAGO NA VIOLA, PRA VER VOCÊ MAIS FELIZ”.

3- SIM. HÁ RIMAS NOS VERSOS 4 E 5 (CANTAR E DESCANSAR) E NOS VERSOS 8 E 9 (QUERER E ARREPENDER).

4- A MÚSICA É FUNDAMENTAL PARA ELE LEVAR A VIDA. NA CANÇÃO O EU-POÉTICO NÃO OFERECE BENS A MORENA.ELE OFERECE APENAS A SUA CANÇÃO E O SEU JEITO DE VIVER.

5-  A, B e E


4 comentários: