quarta-feira, 6 de maio de 2015

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO -(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais elas devem ser usadas. - 8° ANO

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 8° ANO

AULA DE PORTUGUÊS

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

A linguagem
N ponta da língua,
Tão fácil de falar
E de entender.

A linguagem
Na superfície estreladas de letras,
Sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
E vai desmatando
O amazonas de minha ignorância,
Figuras de gramática, esquipáticas,
Atropelam- me, aturdem- me, sequestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve  língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.

ATIVIDADES

1-Estudo das palavras.
Numere as colunas de acordo com os sinônimos adequados para a expressão grifada em cada frase.

A) Ai, mordi a ponta da língua!  (  ) confundia -se
B) Naquela época, eu sabia as capitais da Europa na ponta da língua. (  ) idioma
C) Nós, brasileiros, falamos a língua portuguesa. (  ) derrubou, passou por cima
D) O motorista irresponsável atropelou a criança e fugiu. Desvio da rota, roubo
E) Ele estava tão nervoso que as palavras se atropelavam em sua fala. (  ) apreensão judicial
F) Os juízes determinaram o sequestro dos bens do ex-presidente. (  ) prontamente
G) Terrorista fanáticos planejaram o sequestro do avião. (  ) a extremidade da língua, órgão situado na cavidade bucal

2- Com que o eu- poético relaciona a língua português no poema?
( A) Trechos de textos de autores  famosos.
( B)  Experiências vividas por ele e que marcaram seu passado.
( C)  nos sonhos que que fizeram parte de sua infância.

3) Qual foi a consequência do tipo de estudo ensinado na época, para o eu-poético?

4) Escreva o que você entendeu com o verso: “o amazonas de minha ignorância”.

5) Quando a língua portuguesa é difícil para o eu- poético?

  GABARITO
1-G-F-B-C-A-E-D
2-B
3-Ele teve a impressão de esquecer a língua aprendida em casa.
4- Trata-se do tamanho da sua ignorância, comparada uma floresta imensa, como a floresta amazônica.
5-Para ele é difícil quando ensinada na sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário